Regulamento

 

Regulamento da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas 2021

Capítulo I – Do Prêmio

Art. 1° – A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas tem o propósito de identificar, reconhecer e valorizar as marcas que prezam a excelência na comunicação com os jornalistas.

Art. 2° – A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é promovida pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação e pela plataforma Negócios da Comunicação, com objetivo de reconhecer a qualidade do relacionamento que as companhias mantêm com os jornalistas e o mercado e ressaltar o nível de tratamento que elas conferem aos profissionais da imprensa quanto ao acesso, à disponibilização e à facilidade de apuração de informações empresariais, setoriais e gerais.

Art. 3° – Ao reconhecer e incentivar as empresas e suas assessorias de imprensa a manter um bom relacionamento com os jornalistas, a Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas valoriza o papel dos profissionais da imprensa e contribui para uma informação de melhor qualidade e maior transparência na comunicação.

Capítulo II – Da Participação

Art. 1° – A pesquisa abrange todas as empresas dos 30 setores da economia que são avaliados pelos jornalistas.

Art. 2° – As atividades econômicas/categorias avaliadas pelos jornalistas são: 1) Agricultura; 2) Alimentos e Bebidas; 3) Automotivo e Motociclismo; 4) Base Florestal; 5) Bens de Capital; 6) Biocombustível e Energias Alternativas; 7) Clubes Esportivos; 8) Construção Civil; 9) Cosméticos; 10) Educação; 11) Eletroeletrônico; 12) Energia Elétrica; 13) Entidades de Classe; 14) Farmacêutico; 15) Financeiro; 16) Higiene e Limpeza; 17) Logística e Transporte; 18) Mineração; 19) Moda; 20) Pecuária; 21) Petróleo e Gás; 22) Química e Petroquímica; 23) Saneamento; 24) Saúde; 25) Seguros; 26) Siderurgia e Metalurgia; 27) Tecnologia da Informação; 28) Telecomunicações; 29) Turismo e Hotelaria; 30) Varejo e Atacado;

Capítulo III – Da Pesquisa

Art. 1° – A realização da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas está a cargo do CECOM – Centro de Estudos da Comunicação com auditoria da consultoria britânica BDO Brazil.

Art. 2° – 25 mil jornalistas são convidados para participarem de uma pesquisa aberta. Eles recebem um link individual de acesso à pesquisa enviado pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação para nomearem as 03 empresas em cada uma das 30 atividades econômicas.

Art. 3° – Para os jornalistas votarem na Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas basta acessarem o site www.premioempresas.com.br e votarem nas marcas, que em sua opinião, que melhor se comunicam com os profissionais das redações.

Art. 4° – Serão consideradas válidas as respostas computadas entre 28 de maio e 31 de julho de 2021. O preenchimento do questionário é simples e o jornalista poderá indicar espontaneamente até três empresas que melhor se comunicam com ele em cada atividade econômica/categoria.

Art. 5° – Na primeira fase, o período para votações é de 28 de maio a 31 de julho de 2021. As votações se encerram às 23h59 do dia 31 de julho de 2021. Excepcionalmente o prazo para votação poderá ser estendido até o dia 15 de agosto de 2021.

Art. 6° – Na segunda fase, após a definição das 03 (três) empresas mais votadas em cada uma das 30 atividades econômicas/categorias, serão abertas as votações para a escolha dos 10 CEOs que melhor se comunicam com a imprensa. O período de votação terá início a partir de 01 de setembro de 2021 e vai até 03 de outubro de 2021. Excepcionalmente o prazo para votação poderá ser estendido até o dia 06 de outubro de 2021.

Art. 7° – O CECOM – Centro de Estudos da Comunicação se compromete a manter a confidencialidade dos dados de cada jornalista votante. As informações e os resultados a serem divulgados não estarão atrelados a nenhuma fonte específica e serão apresentados no conjunto do estudo.

Capítulo IV – Dos Resultados

Art. 1° – Os troféus serão concedidos para as 03 empresas mais votadas de cada uma das 30 (trinta) atividades econômicas/categorias avaliadas pela pesquisa, que será auditada pela consultoria britânica BDO Brazil. Caberá exclusivamente aos jornalistas a escolha das vencedoras.

Art. 2° – Em uma segunda fase serão reconhecidos, para serem premiados, os 10 CEOs que melhor se comunicam com as redações. Esses CEOs serão identificados entre as empresas que melhor se comunicam com os jornalistas. A escolha dos CEOs ganhadores é feita por meio de voto direto dos jornalistas de todo o País.

Art. 3° – Todas as empresas premiadas receberão um troféu como forma de reconhecimento pela qualidade de sua comunicação com os jornalistas. Também serão premiados com um troféu os 10 CEOs mais votados na segunda fase da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas.

Art. 4° – As empresas eleitas pelos jornalistas serão informadas do reconhecimento obtido na Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, realizada pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação com auditoria da consultoria britânica BDO Brazil, a partir do dia 20 de agosto.

Art. 5° – A divulgação das empresas premiadas na 1ª fase de votação será feita a partir do dia 20 de agosto de 2021 nos sites www.premioempresas.com.br e www.portaldacomunicacao.com.br. O Portal da Comunicação e as redes sociais da plataforma também publicarão matérias com algumas das empresas reconhecidas na pesquisa.

Art. 6° – A partir do dia 01 de setembro de 2021 serão abertas as votações para escolha dos 10 CEOs que melhor se comunicam com os jornalistas.

Art. 7° – Os 10 CEOs que melhor se comunicam com os jornalistas serão avisados sobre o seu reconhecimento a partir do dia 07 de outubro de 2021.

Art. 8° – No mês de janeiro de 2022 serão publicadas as edições especiais da revista Negócios da Comunicação (impressa, page flip e mobile). As Newsletters especiais da Negócios da Comunicação serão publicadas em dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Alguns dos cases vencedores e toda a cobertura do evento de premiação (entrega dos troféus) também farão parte dessas edições especiais.

Art. 9° – No mês de janeiro de 2022 serão publicados todos os filmes do evento de premiação no canal e redes sociais da Plataforma Negócios da Comunicação. Também será publicado um Ebook com alguns dos cases vencedores e toda a cobertura do evento de premiação (entrega dos troféus).

Art. 10° – No mês de março de 2022 será publicado um estudo sobre diversidade na comunicação e as empresas premiadas na 11ª edição da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas poderão participar entre as companhias que serão ouvidas. Esse estudo será compartilhado entre as empresas participantes.

Capítulo V – Da Sustentabilidade da Pesquisa

Art. 1° – Desde 2011, por 9 (nove anos), a Plataforma Negócios da Comunicação promoveu a Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas de forma inteiramente gratuita ao mercado – com base nas receitas publicitárias da revista Negócios da Comunicação. No entanto, o mercado editorial se transformou e os anunciantes diversificaram suas estratégias de publicidade. Tornou-se impossível viabilizar a edição especial da revista e toda a pesquisa, com auditoria, comunicação, materiais, troféus e todos os investimentos que envolvem uma pesquisa como essa, além do próprio evento de premiação. Mas não desistimos do nosso propósito e seguimos reconhecendo as empresas que melhor se comunicam com jornalistas. Mas, para mantermos a sustentabilidade da pesquisa, criamos em 2020 uma experiência atrelada ao reconhecimento dos jornalistas. A participação não é obrigatória ao premiado, que continua tendo o reconhecimento no site oficial www.premioempresas.com.br.

Art. 2° – Desde 2020, ano que completamos 10 anos com a pesquisa, entramos em uma nova fase onde a grande maioria das empresas premiadas validaram o novo modelo implantado pelo Centro de Estudos da Comunicação – Cecom para mantermos a pesquisa viva. Agora as companhias vencedoras, segundo a indicação dos jornalistas, podem aderir à Experiência do premiado. Em um ano de pandemia e inúmeros desafios impostos à sociedade, 2020 foi um marco histórico que consolidou a premiação – em seus 10 anos de existência e com uma mudança no seu modelo de sustentabilidade – como referência ao dar visibilidade às marcas que valorizam a transparência e a manutenção da democracia, por meio da boa comunicação com a imprensa.

Capítulo VI – Da Adesão à Experiência e ao evento de premiação

Único – A adesão à experiência e ao evento de premiação não é obrigatória ao premiado, que continua tendo o reconhecimento no site oficial www.premioempresas.com.br

Capítulo VII – Do Evento de Premiação e Entrega dos Troféus

Art. 1° – O evento de premiação será nos dias 06, 07, 08 e 09 de dezembro.

Art. 2º – Em formato totalmente online, a entrega dos troféus aos executivos das empresas premiadas, e também aos CEOs, será realizada junto a quarta edição do Fórum de Jornalismo Especializado e a quarta edição do Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário às marcas que fizerem adesão à experiência do premiado.

Art. 3º – Somente poderá receber o troféu durante o evento de premiação um representante (funcionário) da empresa premiada, como: presidente, vice-presidente, diretor, superintendente ou gerente.

Art. 4° – O Centro de Estudos da Comunicação – Cecom, após o evento de premiação, disponibilizará no site da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas (www.premioempresas.com.br), nas páginas das redes sociais da Plataforma Negócios da Comunicação e no Portal da Comunicação (www.portaldacomunicacao.com.br) algumas fotos e vídeos feitos durante a premiação, e caso a empresa tenha necessidade de tê-los, é só entrar em contato com o Cecom.

Capítulo VIII – Das Condições Finais

Art. 1° – Ao participarem do evento de premiação, as empresas participantes autorizam automaticamente a plataforma Negócios da Comunicação a utilizar, editar, publicar, reproduzir por meio impresso, digital e outros meios de comunicação visual: imagens, conteúdos, enfim, qualquer informação do prêmio.

Art. 2° – Em caso de empate de votos de duas (ou mais) empresas ou CEOs, os mesmos serão premiados.

Art. 3° – Os resultados decorrentes da pesquisa e divulgados pela plataforma Negócios da Comunicação, com auditoria da consultoria britânica BDO Brazil, são inquestionáveis e irrecorríveis.

Art. 4° – Os vencedores poderão utilizar, para fins de divulgação, o selo da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas 2021 em todos os seus materiais. O logotipo não poderá, em nenhuma circunstância, ter o seu conteúdo, cor ou formato alterados. Para a utilização de qualquer outra logomarca, nome ou material de propriedade do CECOM, será necessária a autorização prévia do mesmo.

Art. 5° – A participação na Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas implica a aceitação irrestrita deste regulamento.

 

Veja também
O Prêmio Cronograma Premiados